Atualidade em Ciência, Tecnologia, Sociedade & Artes

Mundo está iniciar sexta extinção em massa

 
 
Fotografia de Vitor Teodoro
Mundo está iniciar sexta extinção em massa
por Vitor Teodoro - Sábado, 20 Junho 2015, 09:27
 


Para saber mais:

http://advances.sciencemag.org/content/1/5/e1400253



Do Diário de Notícias:

Mundo está iniciar sexta extinção em massa e Homem pode desaparecer

por LusaOntemicn_comentario.gif3 comentários

Os humanos estão entre as espécies que podem desaparecer, segundo um estudo
Os humanos estão entre as espécies que podem desaparecer, segundo um estudoFotografia © REUTERS/Yuya Shino

Estudo alerta que humanos podem estar entre as primeiras vítimas. Nunca desde o fim da era dos dinossauros, há 66 milhões de anos, o planeta perdeu espécies a um ritmo tão rápido quanto o atual.

O mundo está a iniciar a sexta extinção em massa, com os animais a desaparecerem a um ritmo 100 vezes superior ao que ocorreu, e os humanos podem estar entre as primeiras vítimas, segundo um estudo divulgado hoje.

Nunca desde o fim da era dos dinossauros, há 66 milhões de anos, o planeta perdeu espécies a um ritmo tão rápido quanto o atual, segundo a investigação realizada por cientistas das universidades Stanford, Princeton e da Califórnia, em Berkeley.

O estudo "mostra sem qualquer dúvida significativa que se está a entrar na sexta grande extinção em massa", afirmou um dos autores, Paul Ehrlich, professor de Biologia na Universidade de Stanford.

E os humanos estão entre as espécies que vão desaparecer, aponta-se no estudo, que os próprios autores consideram "conservador", publicado na revista Science Advances.

"Se conseguir continuar, a vida vai levar muitos milhões de anos a recuperar e a nossa própria espécie deve ser das primeiras a desaparecer", afirmou o principal investigador, Gerardo Ceballos, da Universidade Autónoma do México.